Novo navio de guerra da Marinha tem mísseis e canhões de última geração


A Marinha do Brasil lançou nesta sexta-feira (26), em Itajaí (SC), a Fragata Cunha Moreira (F202), terceira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Equipada com modernos sistemas de radares, mísseis, armamentos e recursos de guerra eletrônica, a nova fragata reforçará o monitoramento e a proteção da Amazônia Azul, área marítima de 5,7 milhões de quilômetros quadrados que abriga importantes rotas comerciais e reservas de petróleo e gás do pré-sal.

O programa prevê a construção de quatro navios de alta tecnologia em território nacional. As fragatas também poderão atuar em missões internacionais, operações de busca e salvamento, combate à pirataria e ações humanitárias.

Segundo a Marinha, o projeto fortalece a indústria de defesa brasileira, gera empregos qualificados e amplia a capacidade nacional de desenvolver e construir navios militares de alta complexidade.

Fonte: Jornal O Sul