Junho será mais quente do que a média na maior parte do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um mês de junho com temperaturas acima da média em praticamente todo o Brasil e chuvas irregulares entre as regiões. No Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, a expectativa é de volumes de chuva acima da média histórica. Já no Sudeste, incluindo grande parte de São Paulo e o sul de Minas Gerais, a tendência é de precipitações abaixo do normal.
As temperaturas devem ficar mais elevadas em todo o país, com destaque para áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, onde os termômetros podem registrar até 1,5°C acima da média para o período. No Sul, apesar da chegada de frentes frias típicas do inverno, a previsão também indica temperaturas acima do padrão histórico.
Segundo o Inmet, o cenário reforça a tendência de um inverno com calor mais frequente e períodos de chuva concentrados em algumas regiões, enquanto outras poderão enfrentar tempo mais seco ao longo do mês.
Fonte: Jornal O Sul
