Anvisa aprova o primeiro tratamento sem hormônios para ondas de calor da menopausa
A Anvisa aprovou o primeiro medicamento não hormonal desenvolvido especificamente para o tratamento dos fogachos da menopausa, sintomas que incluem ondas de calor intensas e suores noturnos. O remédio, chamado Veoza, será comercializado no Brasil pela farmacêutica Astellas e representa uma nova opção terapêutica para mulheres que não podem ou preferem não utilizar reposição hormonal.
Até então, a terapia hormonal era considerada o tratamento mais eficaz para aliviar os sintomas da menopausa. Com a aprovação do fezolinetanto, princípio ativo do novo medicamento, pacientes com histórico de câncer de mama, contraindicações cardiovasculares ou outras restrições passam a contar com uma alternativa não hormonal para o controle dos sintomas.
Apesar da autorização concedida pela Anvisa, o medicamento ainda não tem data para chegar às farmácias brasileiras. Antes da comercialização, o produto precisa passar pela análise da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, responsável por definir o preço de venda no país.
Fonte: Jornal O Sul
